
quarta-feira, 1 de abril de 2009
quinta-feira, 26 de março de 2009
quarta-feira, 25 de março de 2009
Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que ele é vaidoso,
frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de "arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos . Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.— Oscar Niemeyer
Lúcio Costa

Lúcio Costa
Arquiteto e urbanista brasileiro
27-2-1902, Toulouse, França13-6-1998, Rio de Janeiro (RJ)Do Klick EducaçãoAutor do Plano Piloto de Brasília, uma das maiores realizações urbanísticas do século, Lúcio Costa foi um pioneiro na moderna arquitetura brasileira. Natural de Toulouse, na França, filhos de pais brasileiros, graduou-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, em 1924. Sete anos mais tarde, foi convidado a dirigir a escola, onde reformulou o ensino de Arquitetura. Os métodos de ensino foram abandonados e adotou-se em seu lugar um currículo baseado nas teorias funcionais da Bauhaus e de Le Corbusier. Encontrando, porém, resistência às suas idéias, mais tarde Lúcio Costa demitiu-se. Em 1936, liderou a equipe de jovens arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer, que, a partir do traço inicial de Le Corbusier, criaram o Ministério da Educação, hoje Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro, que viria a se tornar um marco histórico na arquitetura brasileira. Três anos depois, conquistou o primeiro lugar num concurso para escolha do pavilhão brasileiro na Feira Internacional de Nova York (EUA). Em 1957, venceu o concurso público dedicado à construção da nova capital brasileira: Brasília. Situada no árido Planalto Central do país, a cidade assumiu a forma de um avião. Enquanto os prédios governamentais foram dispostos ao longo do principal eixo leste-oeste, os bairros residenciais ocuparam o norte-sul. Juscelino Kubitschek inaugurou a nova capital em abril de 1960. Elaborou também o conjunto residencial do Parque Guinle (1948-1954), no Rio de Janeiro, a Vila Monlevade (1935), em Minas Gerais, a Cidade Universitária da Ilha do Fundão (1936), no Rio de Janeiro, Casa do Brasil, na Cidade Universitária de Paris (1950), sede do 36.º Congresso Eucarístico Internacional, no Rio de Janeiro (1955) e a sede central do Jóquei Clube de São Paulo (1956). Como urbanista, fez mudanças no trânsito do Rio de Janeiro, realizou o plano de urbanização da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá e alargamento da Praia de Copacabana.
Frank O. Gehry

Frank O. Gehry nasceu em Toronto, mas mudou-se com a família para Los Angeles em 1947. Estudou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e posteriormente especializou-se em design na Universidade de Harvard.Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura e em 1962 criou sua própria empresa, a "Frank O. Gehry & Associates Inc". Dez anos depois, Gehry desenhou uma série de peças de mobiliário chamadas "Easy Edges", utilizando madeira. Essas peças fizeram grande sucesso, mas foram tiradas de circulação três meses depois do lançamento, pois Gehry temia que seu reconhecimento como designer de móveis populares afetasse seu prestígio como arquiteto.Nos anos 1970, Gehry projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia. Desenvolveu também projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção.Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha.Nos anos 1980 Gehry voltou a desenhar móveis. Entre 1990 e 1992 ele criou uma linha de cadeiras para a indústria Knoll, construídas com tiras de madeira sem suporte estrutural.Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.
centro comercial
Imóvel 2 lojas
Essas duas opções de imóveis criados tiveram como princípio básico atender as duas ruas. A rua de baixo em relação a de cima tem uma diferença de 9metros. Utilizei aproximadamente 6,5m pra a loja de baixo (ela vai ter mesanino) e 2,5 m para o estacionamento (parte rosa da figura). O formato de trapézio do terreno fez com que não fosse necessário a utilização de estacionamento subterrâneo para a loja da frente já que possui 26m. O estacionamento da loja do fundo foi feito para parecer estar abraçando o prédio e criar a varanda. As duas opções tem a mesma linha de raciocínio, sendo basicamente a diferença mais notável a inclinação do desenho inferior que deixa o imóvel com um aspecto simples (com suas linhas retas), funcional e com um visual moderno. 






